{

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Candeias: Sessão Especial comemora 120 anos da Paróquia Nossa Senhora das Candeias


.
A Sessão Especial realizada nesta quinta-feira (27), na Câmara de Vereadores, homenageou os 120 anos de fundação da Paróquia Nossa Senhora das Candeias. Proposta pelo vereador da oposição, Dr. Pitágoras (PP) e aprovada por unanimidade pelos 17 vereadores, a sessão ressaltou a importância da fé católica para a formação histórica e política do município. “É uma satisfação e emoção muito grande participar nesta sessão especial pela comemoração dos 120 anos da Paróquia Nossa Senhora das Candeias. Tenho uma ligação especial com a paróquia, porque nasci, cresci na Rua 15 de Novembro e me criei católica, apesar de ser evangélico. Isso é um reconhecimento a todos os párocos que passaram por essa cidade. E hoje é um  momento de confraternização independente de existir uma bancada evangélica”, afirmou o vereador em entrevista ao programa Baiana Livre.
No discurso, o pároco Frei Cristiano Freitas ressaltou que a sociedade, enquanto poder público, precisa cuidar dos romeiros que fazem a historia de fé da nossa cidade. “Muitos vêm para pegar o dinheiro do petróleo, mas muitos vêm para pegar uma gotinha da água dos Milagres. Então que possamos dar para essas pessoas uma estrutura mínima. Por isso peço a atenção das autoridades para cada um presente para lutarmos por uma estrutura para esses romeiros. Uma casa de romeiros digna um local para estacionar os ônibus, pensar no futuro da nossa cidade”, disse.
sess
O evento contou também com a presença do presença do prefeito Sargento Francisco (PSD) que parabenizou a iniciativa da Câmara de Vereadores em homenagear a Paróquia Nossa Senhora das Candeias. “É uma homenagem justa para a Paróquia que comemora 120 anos. Para a cidade de Candeias é algo importante. A Igreja Católica tem feito um trabalho importantíssimo dentro do nosso município, um trabalho social, de evangelização, assim como as demais religiões”, disse.
Reconhecimento
Os freis Cristiano Freitas e Fernando Maria receberam título de cidadão candeiense pelas mãos dos vereadores Lucimeire (PSDC) e Fernando Calmon (PSD). Além dos títulos, os paroquianos que fazem parte da comissão dos 120 anos receberam medalha pelo reconhecimento do trabalho realizado na paróquia.
Apresentação1

O evento comemorativo teve a participação de 12 vereadores e da comunidade católica, na presença dos diáconos, dos vigários e paroquianos.